quarta-feira

Começa a terceira edição do maior festival gastronômico do Planeta



Letícia Nunes - Assessoria de Comunicação da Abrasel

De 09 de abril até o dia 11 de maio, você poderá experimentar as delícias do Brasil Sabor 2008.


A terceira edição do Festival Brasil Sabor, promovido pela Abrasel, em parceria com o Ministério do Turismo e Sebrae, começou no dia 09 de abril e vai até 11 de maio de 2008, envolvendo mais de 1.300 restaurantes, em cerca de 170 destinos turísticos de todo o país, em uma grande ação de promoção e valorização da gastronomia brasileira.

O evento faz parte do esforço entre a Abrasel, Sebrae e Ministério do Turismo, que deu origem ao Movimento Brasil Sabor, um conjunto de ações estratégicas que buscam a promoção da gastronomia brasileira como um diferencial competitivo para o setor de turismo no país. A abertura oficial do Brasil Sabor aconteceu no dia 08 de abril, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF), com a presença de diversas autoridades, entre elas o vice-governador do DF, Paulo Octávio, o secretário executivo do Ministério do Turismo, Luiz Eduardo Barreto, o diretor técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza, o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, o presidente do Conselho de Administração da Abrasel, Célio Salles, o presidente da Brasíliatur, César Gonçalves e cerca de dois mil convidados.

O festival traz como proposta evidenciar a “comida do lugar” de todas as regiões do país. “Dentro deste conceito, serão enfatizadas as tradições gastronômicas locais, o que é nato e exclusivo de cada região ou estado brasileiro, ou seja, a comida do lugar, colocando-a no prato do turista, como forma de marcar positivamente suas experiências de viagem”, conta o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci Júnior. O festival pretende aguçar a percepção dos consumidores locais e turistas, sobre a oferta de produtos turísticos tendo na gastronomia típica de cada região um de seus importantes atrativos.
Dinâmica do festival

Como nas edições anteriores, as casas participantes, associadas à Abrasel, oferecerão, simultaneamente, ao público, a preços diferenciados, durante todo o período do festival, um prato específico para o evento, que represente da melhor maneira a especialidade da casa e que leve em consideração as características e tradições de cada região ou estado. Os pratos são servidos nos próprios restaurantes conforme o funcionamento de cada estabelecimento.
Guia de restaurantes participantes

Para que o público possa conferir os restaurantes participantes do festival em cada cidade e conhecer o prato oferecido pelos estabelecimentos envolvidos no evento, a Abrasel disponibilizará em cada estado o Guia de Restaurantes do Brasil Sabor. Nele é possível encontrar toda a lista de restaurantes participantes, com endereço, descrição, foto e preço de cada prato oferecido. Este material será distribuído em breve gratuitamente em lugares estratégicos, como aeroportos, postos de informações turísticas, hotéis, cinemas e nos próprios restaurantes participantes.

As informações do festival em todo o país estarão disponíveis também pelo portal http://www.brasilsabor.com.br. Para conhecer os pratos, basta acessar as cidades e consultar a lista de participantes em seu estado, onde o internauta terá acesso também à descrição do prato, com foto e preço. Além disso, encontrará as receitas de cada um deles, permitindo que prepare em casa aqueles que mais gostar.
Campanha

O Festival Brasil Sabor é o retrato dos sabores do nosso país. Em sua terceira edição, o evento valoriza ainda mais a “comida do lugar”, o jeito que brasileiros de cada canto desse imenso país têm de misturar ingredientes e temperos, criando receitas únicas e universais.

A campanha do Festival utiliza, um tema bastante apropriado para traduzir essa diversidade: “Festival Brasil Sabor 2008. Em cada lugar, um gosto de Brasil”. A linha adotada nos materiais de divulgação trilha por esse caminho, criando mosaicos representativos de toda a riqueza étnica, geográfica e gastronômica de nosso país, a partir da utilização de várias fotografias, criando um todo alegre e colorido. Sobre esses mosaicos, elementos de culinária como prato, galeteiro e outros, criam o ponto de junção entre gastronomia e turismo.
Ações locais

Em alguns estados, ações paralelas irão incrementar e movimentar o Festival. Em Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC) serão montadas em Shoppings Arenas Gastronômicas Brasil Sabor, para que o público possa conhecer as delícias do festival, acompanhar demonstrações de receitas e participar de cursos e workshops ligados à gastronomia. Na Bahia, Cozinhas Shows, que funcionarão durante cerca de 10 dias, no final do mês de abril, no Shopping Iguatemi, em Salvador, e a inovadora Arena Gastronômica, montada na Passarela do Álcool, em Porto Seguro, completarão as atividades do festival e envolverão o público ainda mais com o evento.

Em Belo Horizonte, no dia 05 de abril como parte dos eventos de abertura do festival em Minas Gerais, a Abrasel realiza a “Corrida de Garçons”, que vai mostrar a esperteza daqueles que são uns dos grandes responsáveis pelo sucesso do festival. O grande desafio dos garçons e garçonetes não é a velocidade, mas sim, o equilíbrio e a agilidade. Afinal, os competidores deverão fazer todo o percurso carregando uma bandeja com cinco latas de cerveja, sem deixá-las cair no chão. Para os três primeiros colocados de cada categoria, a Abrasel reserva premiações super especiais.

Confira, acompanhe e participe as ações do festival pelo portal http://www.brasilsabor.com.br

Informações

* Letícia Nunes
* LF Comunicação Empresarial
* Assessoria de Comunicação da Abrasel Nacional
* Rua Ramalhete, 440 – Serra – Belo Horizonte – MG – Cep. 30210-500
* (31) 3289-0840

* mailto:comunicacaobr@abrasel.com.br